Queridos amigos, caros camaradas,
O Congresso do pensamento livre francês submete uma proposta a todas as associações de pensamento livre, humanistas, ateus, céticos, seculares para formar um círculo internacional de exegese racionalista para estudar dogmas e religiões.
Em anexo está esta chamada em diferentes línguas.
Se estiver interessado nesta proposta escreva para: contact@iaftailp.org
Melhores lembranças
Christian Eyschen, porta-voz da AILP

Moção a favor da Constituição

de um Círculo Internacional de Exegese Racionalista

As religiões, nomeadamente os monoteísmos, procuram em permanência consolidar e desenvolver o seu domínio sobre a sociedade. Com a sua ideologia de submissão, com a sua apologia da ignorância e do obscurantismo, com a sua condenação feroz de toda a vontade de emancipação, as grandes religiões, Cristianismo, Islão, Judaísmo, sem esquecer o Hinduísmo, o Budismo, as grandes religiões apoiam, na maior parte das vezes, a ação dos poderes no lugar e defendem os interesses dominantes. A Europa Vaticana é um bom exemplo disso.

Para escapar ao domínio das religiões, para avançar para a sua emancipação, tanto política e económica como social, a Humanidade sempre teve necessidade de aperfeiçoar o seu conhecimento do mundo e da sociedade. Foi assim que fez da Razão humana a medida de tudo.

A abordagem racional, científica, permite estudar todas as coisas e prestar contas a todos os homens, independentemente do seu país, da sua história, das suas crenças, religiosas ou não.

As religiões apresentam seus textos fundadores como diretamente inspirados por uma divindade através de uma personalidade profética. Esta pretensão não resiste à análise. Um estudo atento e histórico dos textos prova que, muitas vezes provenientes de várias mãos, a sua génese comporta uma história, muitas vezes longa de vários séculos, que reflecte tensões bem humanas, lutas de poder, de seitas, de correntes antagônicas. O que um dia é heresia pode tornar-se dogma. Os exegetas racionalistas pavimentaram muitas vezes o caminho do Livre Pensamento e foram acolhidos favoravelmente nas suas fileiras (Renan, Turmel, Las Vergnas). Deste ponto de vista, as religiões e os seus dogmas são factos sociais e históricos que relevam como qualquer outro facto histórico e social da aplicação da abordagem racional.

As religiões, e em particular a Igreja Católica, sempre lutaram para impor as suas próprias exegeses. No entanto, a exegese científica acabou por impor a validade da sua abordagem e dos seus resultados. Este estudo sempre forneceu armas contra o domínio das religiões e contra a sua influência nefasta na sociedade.

É o papel do Livre Pensamento, a nível nacional e internacional, apoiar e encorajar os estudos racionalistas das religiões, incluindo os seus textos sagrados. Hoje, a exegese racional, independente das religiões, conhece dificuldades, a nível nacional e internacional.

O Livre Pensamento apoia, portanto, todos os pesquisadores, todas as organizações e instituições que continuam a fazer progredir a ciência nestes campos. Propõe-se tentar favorecer a conjunção dos esforços de todos.

É por isso que a FNLP decide:

– propor à AILP a criação de um Círculo Internacional de Exegese Racionalista,

– lançar, desde já, um apelo a todos os interessados nesta iniciativa, em França e noutros países, para organizarem em conjunto um evento público a definir.

Uma proposta poderia ser a de preparar para 2020/2021 um Colóquio internacional, onde serão apresentados os estudos racionalistas sobre a história e a actividade das principais religiões actuais. A CAN do Outono poderá dar um conteúdo prático a esta proposta.

adoptada por unanimidade

Qualquer pessoa e associações interessadas neste projeto podem entrar em contato com a AILP: contact@iaftailp.org

Categorias: Non classé