Fundação da Associação Internacional de pensamento livre
(por iniciativa do Comitê Internacional de ligação de ateus e pensadores livres)
150 livres pensadores e ateus de 18 países estiveram presentes em Oslo em 10 de agosto de 2011, da Alemanha, Inglaterra, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Espanha, Finlândia, França, Índia, Itália, Líbano, Noruega, Polônia, Rússia, Suíça, EUA.
Nós reconstruímos as convenções fundadoras do pensamento livre internacional, realizada desde 1880 (Bruxelas), em particular o Congresso dos pensadores livres de Roma (1904), que abriu a campanha para a separação de igrejas e Estados em vários países. É promover e continuar esta batalha que temos considerado útil e necessário para reconstruir esta organização internacional. Em ligação com o IHEU, a nossa associação internacional será totalmente independente e não competirá com o IHEU.
Um Conselho Internacional foi eleito, bem como 6 porta-vozes: Christian Eyschen (França), David Rand (Canadá), Albert RIBA (Espanha), David Silverman (EUA), Antonio Vergara (Chile), Keith Portus Wood (Reino Unido).
Um site foi aberto, e 3 primeiras campanhas internacionais foram decididas:
- Para a separação das instituições religiosas e dos Estados em todos os países, de todos os continentes
- Uma Comissão Internacional de inquérito sobre o financiamento público de instituições religiosas
- Revelar e denunciar os crimes cometidos pelos sacerdotes.
Convidamos todos os ateus e pensadores livres, bem como as suas organizações, a aderir à Associação Internacional de pensamento livre, a liderar a luta comum pela liberdade de consciência e pela separação das instituições e dos Estados religiosos.
Assinado por:
- Christian Eyschen (França)
- David Rand (Canadá)
- Albert RIBA (Espanha)
- David Silverman (EUA)
- Antonio Vergara (Chile)
- Keith Porteous Wood (Reino Unido)